Board index German - Portuguese German grammar Frases com ZU
Questions on German grammar
2 posts • Page 1 of 1

11.08.2012 06:37:40

Frases com ZU

by Lucena
Bom dia!

Uma das dúvidas que tenho há muito tempo é: Por que é que se usa ZU com e sem artigo? Por exemplo, nas frases seguintes:

1. Wenn sehr unterschiedliche Möglichkeiten ZUR Wahl stehen, ist es schwierig, die richtige Wahl ZU treffen.
2. Mein Sohn hat mir noch nie Anlass ZU Sorge gegeben.

DÚVIDAS:
Frase 1:
a) Por que é ZUR e não somente ZU como na segunda frase, já que os dois substantivos são femininos?
b) Moro na Suiça e ouço/leio muitas frases com ZUM + verbo. Pq????

Obrigada desde já

Liebe Grüsse

Lucena

03.09.2012 16:48:31

Re: Frases com ZU

by Carol

Olá Lucena,

tentarei lhe ajudar. Se você procurar aqui no site da pons o significado de "zu" verá que há muitos.

http://de.pons.eu/dict/search/results/?q=zu&l=dept&in=&lf=de

No caso da frase 2 o zu age como conjunção, em português equivalente a "para" = Meu filho até agora nunca me deu motivo para preocupação.
No caso da frase 1 há duas situações:
- A primeira é a ocorrência de frase frase infinitiva (Infinitive Sätze): "...ist es schwierig, die richtige Wahl zu treffen" . Se você observar, mesmo na tradução em português o verbo continuaria no infinitivo: é difícil fazer a escolha certa. Algumas vezes a frase infinitiva pode ocorrer com ou sem o zu que atencede o verbo no infinitivo: Ich werde die Prüfung schaffen ou então com o zu: Ich hoffe, die Prüfung zu schaffen, dependendo assim da construção da frase.

-Já no caso de "zur Wahl stehen" trata-se de "Nominalisierung", expressões fechadas cujas conjunções sempre serão as mesmas:
Exemplos:

in Frage stehen
zur Debatte stehen
zur Diskussion stehen
zur Verfügung stehen
zur Wahl stehen
unter Druck stehen (aufgrund...)

Seria interessante se você buscasse na gramática alemã os itens "Infinitive Sätze e Nominalisierung", além de dar uma olhada nas possíveis funções do zu aqui no site.

Ficou um pouco mais claro?

Abraços.

2 posts • Page 1 of 1

Choose your language Deutsch | Ελληνικά | English | Español | Français | Italiano | Polski | Português | Русский | Slovenščina | Türkçe | 中文
Feedback